Biblioteca

Biblioteca da FACSUL

A Biblioteca Nilza Bordini da Faculdade de Campina Grande do Sul (FACSUL) tem como propósito disponibilizar recursos bibliográficos, informacionais e acesso a informação a comunidade acadêmica, oferecendo suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A Biblioteca é de livre acesso para seus usuários e também auxilia em pesquisas e consulta solicitadas pelos membros das comunidades próximas a faculdade. O acervo é composto por aproximadamente 9.000 mil exemplares, entre documentos como livros, monografias, teses, dissertações e periódicos.

 

Horário: 18h às 22h – segunda a sexta-feira

A biblioteca conta com os serviços da bibliotecária no período noturno.

Raquel Pinto Correia CRB-9/1064

Acervo

O acervo é destinado à comunidade acadêmica para consulta, estudo e empréstimo domiciliar, visando dar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na faculdade.

A biblioteca possui aproximadamente 250 usuários ativos com frequência significativa, porém houve redução nos últimos anos devido os transtornos causados pela pandemia de Covid, desde então situação vem mudando a cada dia.

A atualização do acervo segue os critérios de seleção contidos na Diretrizes de Formação e Desenvolvimento do Acervo da Biblioteca da Facsul.  As formas de aquisição, seja por compra ou doação devem estar de acordo com as metas estabelecidas pela Facsul para autorização, reconhecimento e renovação dos cursos de graduação. 

A Diretrizes de Formação e Desenvolvimento do Acervo, é o conjunto de princípios que norteiam os parâmetros e as responsabilidades para a formação e o desenvolvimento do acervo bibliográfico, busca a compreensão mais exata sobre as áreas, a profundidade e a utilização da coleção; obtendo subsídios e justificativa para a aplicação anual de recursos financeiros. Por isso, as áreas do conhecimento de grande concentração do acervo são ciências sociais, ciências humanas e tecnologia.

O acervo ainda conta com materiais digitais, de livre acesso, que ficam disponíveis no catálogo on-line da biblioteca de forma ininterrupta, o que possibilita ao estudante o acesso em qualquer lugar com Internet e a qualquer hora. Este acervo é formado por livros, periódicos, vídeos e artigos indicados pelos professores que contribuam para o desenvolvimento acadêmico ou com temáticas recentes. Abiblioteca conta com 1 computador para acesso ao acervo digital. O sistema da biblioteca permite acesso pelos dispositivos móveis dos usuários, assim o wi-fi da biblioteca é liberado para consulta ao catálogo on-line.

Buscando um melhor desenvolvimento e aprimoramento das atividades acadêmicas, a biblioteca oferece atividades para capacitação dos usuários, para a utilização dos recursos informacionais com mais eficiência e eficácia. As atividades são desenvolvidas no início de cada semestre, com a visita da bibliotecária na sala de aula. Já os serviços de normalização de trabalhos acadêmicos e de levantamento bibliográfico são realizados de acordo com a necessidade dos educandos.

Serviços

 

Os serviços oferecidos pela Biblioteca estão relacionados abaixo:

  • Consultas ao catálogo on-line;
  • Consulta local;
  • Empréstimo domiciliar para a comunidade acadêmica;
  • Reserva de livros e renovação de empréstimo podem ser realizados na biblioteca ou on-line;
  • Sala de estudo em grupo;
  • Orientação no uso de normas sobre documentação;
  • Divulgação de novas aquisições;
  • Treinamento de usuários e orientação bibliográfica.

Bibliotecas digitais para consulta

 

Biblioteca Digital Paulo Freire

https://www.paulofreire.org/acervo-paulo-freire

 O acervo da biblioteca Digital Paulo Freire conta com livros e textos didáticos do autor, bem como artigos, palestras e críticas feitas por especialistas acerca de suas obras.

 

Biblioteca Digital Mundial

https://www.loc.gov/collections/world-digital-library/about-this-collection/

 

Fundada pela UNESCO, a Biblioteca Digital Mundial disponibiliza, de maneira gratuita, importantes documentos oriundos de países e culturas de todo o mundo. As informações bibliográficas e a navegação estão disponíveis em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol).

 Biblioteca Nacional Digital Brasil

http://bndigital.bn.gov.br/

 

Com um acervo superior a 700 mil arquivos, a Biblioteca Nacional Digital Brasil tem artigos, trabalhos acadêmicos, livros e outros documentos disponibilizados para download gratuito. Trata-se de um dos maiores acervos do Brasil, com grande diversidade de obras literárias.

 Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

https://bdtd.ibict.br/vufind/

 

A BDTD reúne milhares de teses e dissertações de universidades de todo o país. Além de dar maior visibilidade à produção científica nacional, o site é uma ferramenta útil para quem está desenvolvendo a monografia e busca fontes acadêmicas.

Biblioteca Digital da Unicamp

http://www.sbu.unicamp.br/sbu/biblioteca-digital-da-unicamp/

 

Em seu acervo digital, a Unicamp conta com produções de professores, pesquisadores e alunos da instituição. Na página você encontra pesquisas em andamento, trabalhos de conclusão de curso e jornais.

 

Biblioteca Digital do Supremo Tribunal Federal (STF)

https://bibliotecadigital.stf.jus.br/xmlui/

 

A Biblioteca Digital do STF disponibiliza conteúdos selecionados. Entre eles, estão as obras do acervo da Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal e documentos digitais de diversas áreas do STF. Para os estudantes e profissionais de Direito, ela é uma ótima fonte de pesquisa.

Biblioteca Online SEBRAE

 https://bis.sebrae.com.br/

 

Disponibilizando mais de 4 mil documentos para download gratuito, a Biblioteca Online SEBRAE é a maior sobre empreendedorismo do Brasil. Nela, você encontra informações sobre gestão, finanças e temas correlatos.

Cultura Acadêmica

https://www.culturaacademica.com.br/

 

O site desenvolvido pela UNESP reúne diversos livros relacionados ao ambiente acadêmico. O acervo pode ser muito vantajoso para quem está elaborando um trabalho de conclusão de curso ou fazendo uma pós-graduação, como mestrado.

 

Digital Library Federation (DLF)

        

A Digital Library Federation agrupa materiais de instituições de uma comunidade robusta que promove pesquisa, aprendizagem, justiça social etc. por meio de design criativo e do emprego inteligente de tecnologias de bibliotecas digitais. No site, você encontrará livros e artigos para ver online gratuitamente.

 Domínio Público

                                      http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

 

Desenvolvida pelo Ministério da Educação, a biblioteca disponibiliza aproximadamente 180 mil arquivos para download gratuito. No site do Domínio Público, encontram-se milhares de materiais, como textos, sons e vídeos de pessoas que morreram há 70 anos ou mais — tempo mínimo requerido para que elas entrem em domínio público no Brasil.

 

Project Gutenberg

https://www.gutenberg.org/

 

O Project Gutenberg reúne livros e documentos que estejam no domínio público de todo o mundo. Nesse espaço, é possível encontrar obras originais de grandes nomes da literatura mundial.

Periódicos

https://www.periodicos.capes.gov.br

A pesquisa por periódicos permite visualizar a lista completa das revistas científicas disponíveis no acervo. Além disso, é possível digitar o título ou ISSN na caixa de busca, selecionar a área do conhecimento ou editor e, ainda, ter acesso apenas às publicações revisadas por pares. O ISSN, International Standard Serial Number (Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas em português), é um código numérico internacional de oito dígitos que constitui um identificador único para revistas e periódicos.

 

 Scielo

https://www.scielo.br/

Scientific Electronic Library Online (SciELO), também conhecida pelo nome em português Biblioteca Eletrônica Científica Online, é uma biblioteca digital de livre acesso e um projeto cooperativo de publicação digital de periódicos científicos.