CPA

A FACSUL, como Instituição de Ensino Superior (IES) entende a autoavaliação como um verdadeiro instrumento de apoio a orientações e reorientações institucionais. Por isso, em 2004, criou a Comissão Própria de Avaliação (CPA), composta por todos os segmentos da comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários) além da comunidade externa.
A CPA tem como objetivo principal ser um órgão de avaliação interno da FACSUL, organizado, articulado, autônomo e coerente com as características da faculdade.
Através de suas atividades, a CPA gera pareceres e indica políticas a serem adotadas em praticamente todos os segmentos da vida acadêmica: é trabalho da CPA realizar a autoavaliação das práticas e atividades da FACSUL, além da emissão de pareceres, orientações e recomendações às instâncias administrativas, além de divulgar os resultados da autoavaliação.
Todo trabalho da CPA então é no sentido de indicar pontos críticos, potencialidades e sugerir políticas, tendo assim a importante função de dar voz aos vários segmentos que compõem a comunidade acadêmica.
Após sua criação, a CPA procurou sensibilizar e conscientizar a comunidade acadêmica para a importância da coleta de dados referentes aos professores, alunos e funcionários, às condições de infraestrutura física, à oferta dos cursos oferecidos e ao funcionamento da biblioteca, sempre sob um ponto de vista dinâmico e em permanente atualização.
Em resumo: a CPA coordena os processos de autoavaliação, em que são verificados, desde a coerência pedagógica até os espaços físicos da Instituição, para verificar se estão de acordo com as normas exigidas pelo MEC e também com a missão, a visão e os objetivos da FACSUL.
Desde 2010, visando a atualizar esse instrumento de coleta de dados, a CPA conta com a colaboração do setor de Informática e de alunos do curso de GTI; foi desenvolvido um programa capaz de coletar dados e tabulá-los. Em 2013, foi otimizado o software limesurvey para avaliação da instituição, pesquisa é pelos alunos no laboratório de informática, sendo os dados imediatamente tabulados gerando gráficos que facilitam a divulgação dos resultados da autoavaliação, tornando mais ágil o trabalho de coleta, tabulação e divulgação dos dados.

Atualmente, a CPA da FACSUL está assim composta:
Coordenador: Prof. Edilson da Costa
Representante do corpo docente: Prof. Altair Gonçalves
Representantes do corpo técnico administrativo: Samuel Rodrigo dos Santos
Representante do corpo discente: João Carlos Rodrigues
Representante da Comunidade: Paulo Barbosa