CPA / 2018

Através da Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e da Portaria Ministerial n.º 2.051, de 09 de julho de 2004, que regulamenta os procedimentos de avaliação do SINAES, cada instituição de ensino superior, pública ou privada, deve constituir uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC).

Desde 2004 a FACSUL, conta com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é composta por todos os segmentos da comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários), além da comunidade externa.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável por planejar, coordenar e executar todo o processo avaliativo interno da Instituição, através da coleta e análise das respostas fornecidas por alunos, professores e colaboradores durante o período destinado a avaliação. Os resultados das avaliações subsidiam o planejamento estratégico e orientam as ações voltadas para a melhoria da instituição, desde questões pedagógicas até os espaços físicos, verificando se estão de acordo com as normas exigidas pelo MEC, além do acompanhamento da prática realizada em relação a missão, a visão e os objetivos da FACSUL.

Ao longo de sua história, a FACSUL consolidou sua tradição em avaliação, considerada uma ferramenta estratégica de gestão voltada para a qualidade dos processos acadêmicos. Dessa maneira, a avaliação interna lança as bases para o planejamento estratégico institucional, de caráter participativo, considerando-se os resultados obtidos. Trata-se, desse modo, de verdadeiro apoio, que aponto para uma salutar mudança na cultura interna da FACSUL, sobretudo quanto às visões de avaliação, planejamento e gestão.

Atualmente, a CPA da FACSUL está assim composta:
Prof. Marcos Antonio Fracaro – Coordenador
Prof. Edilson da Costa – Docente
Prof. Altair Gonçalves Vidal – Docente
Raquel Pinto Correia – Técnico – Administrativo
Samuel Rodrigo dos Santos – Técnico – Administrativo
Giana de Oliveira Jaymes – Discente
João Carlos Rodrigues – Sociedade Civil