Curso de Gestão da Tecnologia da Informação

O curso de tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação da FACSUL é mantido em conformidade com as prescrições da Lei de Diretrizes Básicas da Educação-LDB, bem como das diretrizes curriculares específicas e tem permanente preocupação com a realidade do profissional de gestão de TI em um mundo globalizado e em constante mudança.
Com a duração de 2,5 anos tem o objetivo de graduar e formar profissionais Tecnólogos de nível Superior em gestão das tecnologias da informação. O seu currículo é flexível, de modo a formar profissionais com visão empreendedora e crítica e que, embora adquiram uma especialização profissionalizante, tenham a possibilidade de uma atuação generalista nos fundamentos da gestão organizacional.
Com vistas a contribuir efetivamente com o desenvolvimento das organizações, bem como da sociedade em geral nos seguintes objetivos específicos:

  • Desenvolver visão e raciocínio estratégico para a definição e implementação dos princípios básicos de gestão da tecnologia da informação – TI.

  • Capacitar o aluno a conduzir projetos e liderar equipes relacionadas às TI, com o uso de metodologias e processos avançados.

  • Desenvolver competências para a tomada de decisões estratégicas sobre a adoção de tecnologias da informação, de modo alinhado às necessidades do negócio.

  • Capacitar o aluno para a elaboração e execução de planos estratégicos e táticos de aplicação da TI.

  • Levar o aluno a compreender as principais tecnologias da informação, os principais processos associados ao seu desenvolvimento e perceber suas tendências de evolução.

  • Disseminar conhecimentos tecnológicos e gerenciais que possibilitem ao aluno a gestão de programas e atividades de aplicação da tecnologia da informação com qualidade e segurança, tais como: estruturação de unidades de TI nas organizações, implantação de sistemas integrados de gestão, auditoria de sistemas informatizados, comércio eletrônico e gestão do conhecimento.

A FACSUL disponibiliza salas de aulas e laboratórios com uma infraestrutura tecnológica adequada para a realização do processo de aprendizado e de pesquisa. Para atender as novas tendências tecnológicas do mercado mantém sempre para o Curso um corpo docente com ampla e sólida experiência profissional e acadêmica.

AREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O profissional graduado pelo Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação da FACSUL estará apto para atuar em pequenas e grandes organizações, tais como companhias especializadas em Informática, consultorias, bancos, comércios e indústrias. Podem desenvolver e gerenciar sistemas e sites, administrar processos comerciais e logísticos, atuar no suporte técnico de redes de computadores e em outras diversas funções afins:

  • Gerente – Gerenciar projetos, programas e atividades de aplicação da tecnologia da informação com qualidade e segurança. Aplicar metodologias e ferramentas computacionais na gestão de tecnologia da informação.

  • Consultor – Prestar consultoria para adoção de metodologias e ferramentas para gestão de tecnologia da informação.

  • Projetista – Analisar, definir e projetar soluções de tecnologia da informação, com base em conhecimentos tecnológicos, aderentes ao negócio da organização.

Poderá ainda atuar como profissional liberal, em instituições públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, exercendo atividades mediante: pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria, direção superior, análise, planejamento, implantação, coordenação, controle dos trabalhos nos campos da TI. De um modo geral, os profissionais da área de TI colaboram de forma ativa para a criação de uma imagem positiva das empresas, estimulando o consumo e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

O profissional tecnólogo graduado neste curso da FACSUL estará dotado de um sólido conhecimento técnico para assimilação de novas tecnologias relacionadas, de metodologias de sistemas de informação, trabalhando com ferramentas de hardwares e softwares, além de conhecimentos relacionados à gestão empresarial, seu principal campo de trabalho com as tecnologias da informação; estará apto assim, a desempenhar funções relacionadas à gestão das tecnologias da informação, no contexto organizacional num segmento da área de informática que abrange a administração dos recursos de infra-estrutura física e lógica dos ambientes informatizados, devendo ainda:

  • Alcançar metas e objetivos organizacionais específicos, transcendendo a mera satisfação de requisitos de usuários muitas vezes não relacionados aos objetivos organizacionais e o mero diálogo em plataformas, computação cliente/servidor e orientação a objetos, sendo um profissional capaz de argumentar sobre clientes, concorrência global e retorno sobre investimentos, entre outros.

  • Exercer papel decisivo em todas as questões de gestão da informação e de aprimoramento dos processos organizacionais, combinando habilidades de liderança e comunicação com conhecimentos técnicos e do negócio.

Assim, este profissional contribuirá no processo de desenvolvimento organizacional com as seguintes habilidades, entre outras:

  • Conhecimento das tecnologias usadas pelas organizações;

  • Raciocínio estratégico para aplicação das tecnologias;

  • Identificação de oportunidades de mercado;

  • Criação, planejamento, organização e gestão dos componentes da tecnologia da informação dentro da organização;

  • Planejamento, direção e controle do funcionamento dos recursos de TI nas empresas;

  • Elaboração de pareceres, relatórios, planos e projetos de TI;

  • Organização e análise de métodos e programas de administração financeira, de materiais, de mercadologia, de pessoas e de produção;

  • Desenvolvimento de programas de melhoria contínua através do uso da TI.

PORTARIAS

Autorização
Portaria nº 

Renovação de Reconhecimento
Portaria nº 

AVALIAÇÕES ENADE

Detalhes do curso

Grade Curricular