Descrição do curso de Administração

O curso de Administração da FACSUL busca a construção de uma base técnico-científica que permita aos alunos desenvolverem um processo de auto-questionamento e aprendizado, de modo a torná-los capazes de absorver, processar e se adequar por si mesmos às necessidades e exigências das organizações do mundo moderno.
Mais do que em qualquer outra época, a gestão eficaz de recursos representa um grande desafio para a sociedade, uma verdadeira prioridade global.
Vivemos tempos em que a busca de soluções adequadas para um desenvolvimento organizacional equilibrado tem sido alvo de constantes e inadiáveis estudos e discussões, dentro de um ambiente de crescente complexidade e permanente mudança. Para enfrentar tal desafio, um importante papel é destinado ao ensino da gestão estratégica de negócios.

É a partir desse contexto que se considera a importância da formação de Administradores que:

– tenham competência para empreender ações, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações;
– possuam responsabilidade social, justiça e ética profissional;
– tenham visão global que os habilitem a compreender o meio social, político, econômico e cultural no qual está inserido e a tomar decisões em mundo diversificado e interdependente;
– estejam motivados e habilitados a trabalhar em equipe, assim como de forma interdisciplinar;
– sejam capazes de criar e ampliar oportunidades de forma consciente;
– se fundamentem nos mais modernos quadros teóricos e técnicas do campo da Administração, visando o aperfeiçoamento contínuo.

Sob essa perspectiva, a importância do curso de Administração da FACSUL decorre das profundas mudanças que o ambiente externo vem promovendo nos costumes da sociedade moderna e no ambiente das organizações, em particular.
Isso porque as atividades desenvolvidas pelo Administrador estão cada vez mais abstratas, mais intelectualizadas, mais autônomas, coletivas e complexas.  Cada vez mais as funções diretas estão sendo incorporadas pelos sistemas técnicos, e o simbólico se interpõe entre o objeto e o conteúdo do trabalho.
Neste contexto, tem-se a seguinte Missão para o Curso de Administração da FACSUL:
“Formar Administradores por excelência, capazes de agregar valor aos produtos e serviços de seus empreendimentos, tornando-os mais competitivos”.

DADOS GERAIS DO CURSO
Denominação: Administração
Modalidade: Bacharelado
Turno de Funcionamento: Noturno
Número de Vagas Anuais Autorizadas: 280 vagas
Regime de Matrícula: Semestral
Duração do Curso: Mínimo 4 anos e máximo 7 anos

 PORTARIAS

Autorização
Portaria nº 426 de 09 de março de 2001
D.O.U de 12 de março de 2001

Reconhecimento:
Portaria nº 423 de 26 de julho de 2006
D.O.U de 27 de julho de 2006

Renovação de Reconhecimento:
Portaria nº 703 de 18 de dezembro de 2013
D.O.U de 19 de dezembro de 2013

AVALIAÇÕES:
CPC (Conceito Preliminar do Curso) : 4 (2013)
ENADE – 2006: – CONCEITO 3 / – IDD -3
ENADE – 2009: – CONCEITO 3 / – IDD -4
ENADE – 2012: – CONCEITO 4