:  Alunos da FACSUL participantes do Curso de Extensão em Educação Ambiental visitam a Repressa do Irai

: Alunos da FACSUL participantes do Curso de Extensão em Educação Ambiental visitam a Repressa do Irai

AULA DE CAMPO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Educação Ambiental é mediadora dos saberes fronteiriços que permite compreender o conhecimento de forma integrada. Diante disso, ela contribui para a construção de respostas com densidade formativa que estejam alinhadas ao nível de enfrentamento das questões ambientais vivenciadas na atualidade. Nesta perspectiva os participantes do curso de extensão da FACSUL visitaram no dia 30 de março a Represa do Irai na região de Pinhais –PR.

Ressaltamos durante a visita que a barragem do Irai esta numa Área de Proteção Ambiental – APA que envolve os municípios de Quatro Barras, Pinhais, Campina Grande do sul, Colombo e Piraquara e que estes moradores precisam ser sensibilizados que suas ações interferem diretamente na qualidade da água que chega a represa oriunda dos rios que cortam a maioria destes municípios, disse o prof. Naziel, ministrante do curso.

A aula de campo, num recorte de curso de extensão, emerge num contexto de oportunidade de vivências onde os alunos entram em contato com novas realidades o que leva, inevitavelmente, a reflexões e inquietações dentro do processo ensino aprendizagem.

Diante do exposto desafiamos os alunos ao protagonismo ambiental na forma de organização de coletivos, campanhas, grupo de estudos e formação de atores ambientais que desenvolvam ações locais e sejam multiplicadores dentro de suas comunidades.

E como reflexão, deixamos o pensamento de Ghandi: “sejamos a mudança que queremos ver no mundo”. E que esta mudança quanto ao respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento de um estilo de vida sustentável comece em você que acabou de ler este texto.

Prof. Me. Naziel de Oliveira