DISCIPLINA DE ARTE RECREAÇÃO E JOGOS DISCUTE O FOLCLORE COM AS ALUNAS DO 1º E 5º PERÍODOS DE PEDAGOGIA.

Alunos de pedagogia vivenciam experiência prática

na aula do professor Marcos Antonio Fracaro

Podemos considerar que o folclore são as histórias de um povo que passam de geração para geração, construída através dos mitos, lendas e parlendas a qual resgata a cultura, beleza e sabedoria de um povo bem como suas tradições. Para a educação infantil o folclórica pode ser utilizada como meio para uma determinada atividade de ensino-aprendizagem. Dessa forma, possibilitando ao conhecimento histórico, ensinamentos de diversas etnias e costumes, além do desenvolvimento do gosto pela leitura e a contação de história. Estamos em pleno século XXI, era da globalização e outros avanços tecnológicos, porém, em meio a tudo isso, nos perguntamos: como resgatar a nossa cultura? Como ela está sendo abordada nas escolas frente a tantas outras novidades? A cultura brasileira representa nossa identidade e não podemos perdê-la ou esquecê-la. Pensando nisso é que o folclore existe e deve ser abordado em sala de aula para reviver, através de lendas, músicas e brincadeiras, a nossa tradição e os nossos costumes. No entanto, o principal problema que enfrentamos é o despreparo dos profissionais para desenvolverem trabalhos nessa área, afinal, são “preparados” para abordarem este assunto apenas em agosto (mês do folclore). No propósito de superar essa dificuldade, a disciplina de Arte, recreação e jogos, ministrada pelo Professor Marcos Antonio, promoveu aos alunos do 1º e 5º período do curso de pedagogia momentos para vivenciar essa experiência pratica além da sua fundamentação nos conceitos pedagógicos, preparando assim para que futuramente possam trabalhar com a temática. Quando inserimos o folclore na aprendizagem dos educandos, estaremos fazendo com que as lendas, cantigas, brincadeiras não se percam ao longo do tempo. Brincar a partir do folclore é reviver seus antepassados e respeitar essa construção.

30 - FOLCLORE 30

29 - FOLCLORE 29